Sevilha 2018 - Semana 1/18

Antes de fazer o resumo desta primeira semana de treinos para a Maratona, vou fazer um pequeno apanhado do que tem sido o meu ano de 2017 no que diz respeito às corridas.


Como se percebe o ano de 2017 está a par com o meu pior ano no que a corridas diz respeito (2016). Alem disso nota-se perfeitamente duas grandes paragens. Quando comecei o plano para a Maratona de Paris tinha como base o dobro dos quilómetros que tenho agora. E esta é a minha principal preocupação.

Bem sei que tenho bastantes quilómetros de ciclismo e de natação, mas a base de quilómetros de corrida nas pernas é pouca. Suspeito que as primeiras semanas do plano de treinos serão um choque para o corpo, mas espero que passe rápido e entre no ritmo.

O ciclismo e a natação vão ficar meio em stand-by. Quando conseguir quero fazer até porque ambas as modalidades são um bom complemento para a corrida. Mas a não ser por algum motivo de força maior não vou substituir treinos de corrida por natação ou ciclismo.

Sem mais demoras, vou passar para o resumo da semana. Para já a estrutura dos resumos fica por treino com o planeado a estar dentro de parenteais.

Treino 1 (4.8 Km): 
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
4.83
00:31:10
06:27
61
150

Para o primeiro treino do plano optei por começar a um horário com o qual não me dou bem a treinar: de manhã. Fui dar uma voltinha sempre perto de casa e ainda bem que o fiz, já que a meio do treino tive de fazer uma paragem de emergência em casa… Com o problema resolvido sai novamente para o que restava do treino.

O inicio do treino foi um bocado assim: "doí-me o pé", "olha agora dói o outro", "olha agora é a perna". Depois de passar  esta fase inicial até foi bastante agradável.

Treino 2 (8 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
8.01
00:51:08
06:23
79
168

Antes de começar o treino já estava a prever que não ia sair grande coisa. Tinha razão, nunca me senti a 100%. O problema não foram as pernas, mas sim a "caixa". Tal como quando voltei a correr depois da paragem de 44 dias, também hoje o ritmo cardíaco estava demasiado elevado para o ritmo que estava a fazer. Não tenho grande explicação a não ser falta de treino. Com o continuar do plano a forma certamente vai melhorar

Treino 3 (4,8 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
4.89
00:33:09
06:47
55
153

Neste treino já comecei a sentir as pernas cansadas dos últimos dois dias. Não estou habituado a treinar 3 dias seguidos, foram poucas as veze nestes anos de corrida que o fiz. Estou a contar que com o passar das semanas o corpo se vá habituando.

O ritmo foi muito lento. Depois do dia anterior com os bpm muito altos, optei por fazer um treino lento em que não subisse muito o ritmo cardíaco. Objectivo conseguido e tirando o tal cansaço nas pernas, no geral senti-me melhor que no dia anterior.

Treino 4 (12,8 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
12.93
01:23:36
06:28
159
160

Para simbolizar o primeiro treino longo deste plano fui ao armário buscar uma velha camisola para me acompanhar ao longo destes 12,9 quilómetros. 
Comecei o treino a sentir as pernas um pouco presas, sensação essa que só por volta do quinto quilómetro é que passou. 

Tentei manter um ritmo lento que contrariasse a tendência nestes primeiros treinos de subir o ritmo cardíaco. Fui conseguindo cumprir esse objectivo até quase ao final do treino onde o cansaço começou a aparecer.

Soube-me bem voltar a fazer um treino mais longo que o habitual. Para a semana há mais!



Boa semana e bons treinos

1 comentário:

  1. Tudo bem até agora, como irá decerto suceder durante 18 semanas :)

    Podes não ter tantos quilómetros mas nadar e, especialmente, pedalar, também são um rico complemento (como aliás mais à frentes dizes).

    Força!!!

    Grande abraço e muitos parabéns pelo aniversário!!! :)

    ResponderEliminar