2º Duatlo da Amadora

No passado dia 26 de março participei na minha segunda prova de duatlo, e desta vez com uma distância mais longa do que a da minha estreia, no duatlo do Jumbo.

A prova estava marcada para as 15:00, mas o material tinha de ser deixado no parque de transição até às 13:40. Eu pensava que estava a sair de casa atempadamente, mas quando entrei no carro e vi 13:26 no relógio fiquei bastante preocupado.

Acabei por chegar em cima da hora, mas ainda a tempo de deixar as coisas no parque. O problema foi arranjar espaço para a bicicleta e o cesto onde iam ficar os sapatos de encaixe. Depois de "empurrar" ligeiramente uma bicicleta, consegui arranjar um espacinho para a minha e deixar o capacete e os sapatos preparados para o segundo segmento.

Nota para próximas provas: chegar cedo e arrumar as coisas calmamente e com espaço no parque de transição. Arrumar a bicicleta no carro também demora!

Com tudo preparado, relaxei um pouco e fui ver a partida da Prova Aberta bem como a chegada dos primeiros ao parque de transição, que aconteceu passado poucos minutos. É engraçado ver de fora a logística de uma transição.

Com o aproximar da hora da partida, fui fazer uma corrida de aquecimento que se revelou muito curta dado que começou a chover. Aliás começou e não mais parou, o que me deixou bastante preocupado em relação ao segmento do ciclismo. Já andei muitas vezes de bicicleta mas por receio sempre fugi da chuva. Até ao dia da prova só por duas vezes tinha pedalado naquelas condições, por isso foi com algum desconforto que fui para a linha de partida.

Segmento 1: Corrida (00:28:29)

Com o sinal de partida, o pessoal disparou logo todo pela rua abaixo, que ainda por cima era a descer. Rapidamente fiquei nos últimos lugares, algo que eu já estava à espera.

Sem preocupações fui fazendo a minha corrida, ficando surpreendido com o ritmo que estava a conseguir impor. Mesmo depois da descida estava a conseguir manter-me nos 05:30 min/km e com margem para não começar o ciclismo logo no limite. 




Transição 1: Corrida - Ciclismo (00:01:04)

Ao entrar no parque de transição, pus logo o capacete na cabeça e troquei rapidamente os sapatos. Para tirar a bicicleta do suporte tive alguma dificuldade, dado que os pedais estavam a ficar presos no cesto, mas lá me safei. 

Com o piso todo molhado e os sapatos de ciclismo calçados, achei melhor caminhar calmamente até à zona em que podia montar a bicicleta. Preferi perder algum tempo do que arriscar ir ao chão.

Segmento 2: Ciclismo (00:45:16)

A chuva não parava e comecei o ciclismo com algum receio, especialmente ao passar em cima de passadeiras e nas curvas. Acabei por ir ganhando alguma confiança ao longo das três voltas ao mesmo circuito mas mesmo assim fui sempre um pouco na defensiva já que a prioridade era não cair.

Consegui fazer os quase vinte quilómetros a um bom ritmo, mas sempre que apanhava as subidas ia-me a baixo. É algo que claramente tenho de melhorar.

Estranhamente a primeira volta acabou por ser a mais rápida. Digo estranhamente porque era aquela em que ainda não conhecia o percurso, apesar de ir também mais fresco.

Volta 1 - 14:35
Volta 2 - 15:23
Volta 3 - 15:00

Confesso que não gostei muito do circuito de ciclismo, era um pouco sinuoso e tinha ruas com o piso em mau estado, obras, e pior ainda, uma zona onde tínhamos de cruzar uma linha de comboio.

Talvez para compensar isso e por causa da chuva, nos pontos mais perigosos do percurso estavam sempre elementos da organização a chamar a atenção para os atletas abrandarem.

Transição 2: Ciclismo - Corrida (00:01:05)

No final do segmento de ciclismo parei a bicicleta antes da linha limite  para desmontar e com todos os cuidados caminhei até à minha zona. 

Calçar os ténis de correr molhados foi mais difícil do que o habitual, mas mesmo assim acabou por ser uma transição mais rápida que a primeira.

Segmento 3: Corrida (00:13:38)

Estava finalmente no último segmento, em que só faltava fazer mais uma volta no circuito que já tinha feito no início. O ritmo não foi tão bom como no primeiro segmento, mas mesmo assim ainda consegui ir perto dos 05:30 min/km.

Tentei não perder posições, mas foi complicado. Logo no início fui ultrapassado por um atleta que tinha passado no final do ciclismo e julgo que ainda fui ultrapassado mais duas vezes até ao final. Aliás o último passou-me a cerca de 10 metros da meta, mas nem consegui acelerar.

Acabei com um tempo de 01:29:33, o que me parece que nem foi mau de todo, visto ser a primeira vez que experimentei um duatlo com estas distâncias. O engraçado foi eu acabar a prova e pensar "Se aqui me custou fazer estes últimos 2,5 Km, como raio vou correr 10 Km no Triatlo de Lisboa, depois de ter nadado e pedalado!!!"

A minha Prova:

2 comentários:

  1. É normal pensares isso como é normal acabarmos uma Meia nas lonas e pensarmos como iremos conseguir depois uma Maratona. O que é certo é que cada corrida é uma corrida e adaptamo-nos mentalmente a cada distância.
    Tu vais conseguir!

    Força e parabéns por esta!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente prestação! E para quem gosta de ciclismo e corrida estes textos são excelentes! Um dia ainda experimento fazer um duatlo mas em treino aqui em casa! Um abraço.

    ResponderEliminar